domingo, 27 de novembro de 2011

E por causa do episódio das batatas...

... lembrei-me de uma história que uma das minhas bisavós me contava em pequena, sempre que me via franzir o nariz à comida!

(Começamos mal. Esqueci-me do nome do sujeito! Não interessa...)
Pois contava a minha bisa que uma senhora mandou o filho, ir no burro fazer um recado. Para o almoço do rapaz arranjou uma mão cheia de figos secos que meteu num lenço. Os tempos eram duros e a fome grassava no país. Mandou-o ter cuidado, não perder tempo pelo caminho. Abreviando: ser ligeirinho.
O gaiato em vez de se montar no burro, resolveu ir a pé. O burro à frente, ele atrás.
Quando achou serem horas de almoçar, sacou do lenço que levava no bolso. E lá iam eles. O burro sempre à frente e ele atrás. De vez em quando vinha-lhe à mão um figo que ele achava estar bichoso.  Prontamente o atirava ao cu do burro. Figo sim, figo não... cu do burro! Depressa se acabaram os figos.
Chegado ao destino, carregou o burro com o que a mãe tinha encomendado e meteu-se a caminho de regresso a casa.
Nem a meio ía quando lhe começa a roncar a barriga.  Uns metros mais à frente, já arrependido de ter mandriado pelo percurso, vê um figo no chão. Era um dos bichosos. Ainda passou por ele mas rápido voltou atrás para o apanhar. Esfregou-o na manga da camisola, soprou-o para lhe tirar restos de pó e comeu-o. E lá continuaram eles. O burro à frente e ele atrás. E de quando em quando, um figo bichoso no caminho.
Apanhou-os a todos e apesar de já terem roçado pelo cu do jumento, o rapazola comeu-os. Todos. Não desperdiçou nenhum.

Sem comentários: