domingo, 26 de junho de 2011

Fim-de-semana com Baratas

Viver no campo implica termos, de vez em quando, umas surpresas inesperadas.
Osgas, grilos, aranhas enormes, formigas gigantes, ratinhos do campo, ... tudo isto pode aparecer dentro de casa. Ainda não fomos visitados por ratinhos mas do mesmo não se pode gabar a minha vizinha! 
O que nunca me aconteceu foi ser invadida por baratas.
Quando durante as limpezas encontrei uma cápsula castanha, dura, muito perfeitinha, levei tempo a perceber que aquilo era um "ovo" de barata (juro, até pensei que raio de semente seria aquela!!). Baratas já vi muitas e de variadas espécies (a maior foi no Brasil, parecia um gafanhoto!) mas ovos nunca tinha visto. E o que eu pensava ser um ovo era afinal um invólucro (ooteca) que pode conter até 50 ovos!

Assim que percebemos o que tínhamos entre mãos, vimos logo que teriam que haver mais. E a existência de ovos implicava baratas escondidas, sabe-se lá onde!
E começou uma odisseia maluca de limpezas. Esvaziamos roupeiros, armários, desviamos móveis. Perdi a conta ao número de baratas que matámos e o número de ovos que esmagámos. Lexivia, Sonasol Verde, veneno para baratas! Já sabemos o que nos espera nas próximas semanas. Atenção e cuidados redobrados! A ooteca é um invólucro duro e impermeável a químicos, logo se nos escapou alguma, vamos ter uma infestação.
Não saímos de casa este fim-de-semana.
Estamos feitos num oito!
E após alguma pesquisa, descobri que há predadores naturais de baratas. Quem vier cá a casa nos próximos tempos, não estranhe se ver uma osga em cada divisão ou um besouro na cozinha! Aranhas também são bem vindas!

Sem comentários: