terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E foi hoje

Já falei aqui numa colega que não pode ver uma pessoa preta sem que lhe saiam comentários ridículos e infelizes.
Há dias, num jantar de família, a conversa proporcionou-se e contei o que ela faz... é que aquele comportamento incomoda e estupidamente já me condiciona... quando saio com ela e vejo mulatos ou  pretos, começo a contar silenciosamente... um, dois, três, ... e  pimba! Ela não resiste. É uma questão de segundos.
No jantar todos concordaram que se por um lado tenho de a respeitar, por outro não sou obrigada a aturar semelhante comportamento.
E hoje foi a gota de água... mesmo à frente de outros colegas.
Ao entregar-me uns relatórios, lembrou-se de algo que me queria contar. Tinha estado com uma pessoa que quando lhe entregou um cartão de apresentação, ela reparou ter um nome esquisito. Nome de preto. 
(Aí comecei a sentir a cara a aquecer)
"- Mas ela até era bonita!"
(Aqui senti a cara a ferver)
Dei uma gargalhada (comum em mim quando fico irritada) e disse-lhe directamente que ela não gosta de pretos. Os colegas que ouviram começaram a espicaçar. Quando uma comentou que há pretos tão giros, ela retorquiu prontamente com um "Que horror!! São tão feios!".
Mas que já me saiu um peso de cima, já saiu!! Pelo menos ao pé de nós, ela vai ter de parar de dizer parvoíces! E deve dar-se por feliz porque foram todos bem educados. Tivesse lá estado um determinado colega e a coisa azedava!
(E algo me diz que o assunto não está encerrado.)

Sem comentários: