domingo, 10 de junho de 2012

Boneca da fertilidade

Há alguns anos, numa das suas muitas viagens, traz-me a sogra uma matrafona, já nem lembro de onde.
Peguei na boneca, olhei para ela e achei-lhe graça.
"É uma boneca da fertilidade. É para ser posta no quarto." - disse-me ela.
E eu, cabeça no ar, agradeci e nem liguei à mensagem.
A sério que a boneca era (é) gira. Pu-la na cómoda. Ali entre o Sagrado Coração de Jesus e o Sagrado Coração de Maria (quando me lembrar dedico um post a estas duas imagens que bem merecem!)!
Passados mais alguns anos vejo num programa de televisão qualquer, a história das bonecas e fez-se luz. Enxerguei-me e perguntei ao meu marido: "Olha lá, a tua mãe não disse que aquela boneca que temos na cómoda, era qualquer cena de fertilidade?"
Pobre da minha sogra. O desespero de querer uma neta! O desespero levou-a a comprar-me uma boneca da fertilidade. Assim, como quem não quer pressionar muito. Assim como: ela diz que não quer filhos mas a boneca talvez lhe troque as voltas!
Saltei do sofá, agarrei na boneca e enfiei-a na gaveta das chaves de fendas, parafusos e afins. Uns quatro ou cinco anos depois de a ter, é que abri os olhos.
Coitada da sogra. Será que se lembra muito da boneca?

Sem comentários: