sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sócrates: Comício ou Mini-Espectáculo?

Ponderei bastante, se deveria publicar este post mas fiquei de tal maneira (mal) impressionada com o que vi, que aqui vai.
Após o jantar, fui ter com uma amiga a Faro. Ao passar pela baixa, dei de caras com um espectáculo deveras peculiar.
Era um comício do PS.
O local, ao ar livre, é a chamada Pontinha.
Ora, nessa zona, tinha sido criado um espaço que parecia querer ser delimitado. Esse espaço, uma espécie de quadrado, era composto por um palco (com umas quantas filas de cadeiras lá em cima), em cada um dos lados do palco colocaram bancadas (do género das do circo, talvez mais altas) e em frente ao palco, deixando um pequeno espaço no meio para algumas cadeiras no chão, estava o estaminé de controlo de luzes e som. Atrás do estaminé, estavam os carros e o autocarro da campanha.
O que achei peculiar foi o seguinte:
Haviam mais manifestantes e curiosos a assistir à manifestação, fora do tal espaço, do que pessoas no comício.
Sim, porque o comício mais parecia um mini-espectáculo. Muitas luzes, muita música, bandeiras Enormes mas pouquíssimas pessoas! (Quero dizer, nunca pensei ver tão pouca gente num comício de um dos maiores partidos políticos do país!) Uma voz, incessante, incentivava os apoiantes a gritarem "PS" e "Sócrates" mas que parecia não obter retorno (Pelo menos durante o tempo que levei a passar...) ou então a música estava tão alta que absorvia o resto.
Agora estou curiosa para ver os noticiários.
Naquele espaço já se fizerem concertos, variados eventos e o PS costuma fazer lá os seus comícios. Costuma encher e muito!
Desta vez pareciam interessados em ter um espaço controlado, como se de uma sala, com delimitações físicas, se tratasse. Será para parecer que havia muita gente?

Sem comentários: