domingo, 11 de setembro de 2011

Complicar para quê?

Uma das principais alterações com o acordo ortográfico são as palavras que se escrevem com maiúsculas / minúsculas.
Ora querem "eles" que se escreva com minúsculas os dias da semana, os meses do ano, os pontos cardeais (excepto as abreviaturas) e as estações do ano mas...
o uso de minúsculas / maiúsculas torna-se facultativo no que toca a títulos de livros, a formas de tratamento, a nomes de áreas do saber, disciplinas, cursos e nos nomes de logradouros públicos, templos ou edifícios.
Até visualizo uma cena:
Um bate boca entre Agosto (podia ser outro qualquer e sim, vou continuar a escrever com maiúscula) e matemática (sim, parece que vou continuar a escrever com minúscula!).
Assim um pouco para o irritado, pergunta Agosto à matemática:
"Que tens tu a mais que podes ser facultativa? Diz lá, hum? Se estiverem contentes contigo és Matemática, se fores uma nódoa passas a "matemática". Eu preste ou não, reduzem-me obrigatoriamente a um agosto!"
Afinal quais foram os critérios para tomar esta decisão? A das minúsculas foi tomada antes do almoço, de barriga a rosnar e a facultativa foi a seguir ao almoço, de pança cheia, aconchegada por um belo de um café? Não era mais fácil tornar facultativo para todos? Cada um escrevia consoante a inspiração do momento e estava resolvida a coisa!

Sem comentários: