quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Parece dificil de entender

A minha avó (e a maioria das pessoas) não entendem quando digo que lido melhor com a morte de uma pessoa do que com a morte de um animal que me seja muito próximo.
- Ai, filha! Não digas isso a ninguém! - censurou-me ela no outro dia.
Há que perceber o quero dizer, sem tirar logo conclusões precipitadas.
Quando o afirmo, é por experiência.
A dor da perda de um animal normalmente não supera a de uma pessoa. Mas no caso do B. está equiparada.
A diferença é que em relação às pessoas acredito que elas continuam "vivas" e assimilo mais facilmente o seu desaparecimento físico da minha vida, já quanto aos animais as certezas já não são tantas. Neste momento não quero ter estas duvidas.
Também não estou a conseguir explicar-me como pretendia.
O que sinto é que este meu cão, assim como outros que tenho conhecido, eram mais do que "cães". Logo não apareceram por acaso. Eles deixaram marcas nas nossas vidas, fizeram a diferença.
O B. era mais do que um companheiro. Era um melhor amigo. Era um filho.
Não era um animal "tontinho" que brincava, comia e dormia. Havia nele qualquer coisa. Era muito inteligente, interagia connosco e com toda a família. Expressava-se e todos o entendiam. Partiu e deixou um vazio enorme.
Sei que para muita gente estas palavras parecem exageradas. Mas é o que sentimos.

1 comentário:

remall disse...

não são palavras exageradas, são sentimentos sinceros.
agora mesmo acabei de sair do face com os olhos lotados de lágrimas, pq o Saulo do blog Empório do Bruxaria fez um comentário em uma foto minha, e quando fui ver, era a foto do meu Salsicha que virou estrelinha no final de julho 2011.
Cada vez que vejo a foto, tenho que tocar e meu coração se recusa a creditar que Ele se foi e me deixou.
Ele me entendia, me conhecia e era de uma gratidão sem limites.
Meu marido sempre dizia: - Rê se um dia esse cachorro tiver que pronunciar uma frase tenho certeza que será para dizer o quanto Ele te ama.
Então, pode ter certeza que se sua avó não te entende eu te compreendo no mais profundo significado da palavra DOR.