quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Acerca do post ali em baixo, pois que parece que nos safamos.
Ora que uma colega vai quinze dias de férias, adoece mas não interrompe as férias. O médico de família não lhe passou a baixa.
Regressa ao trabalho e comunica a toda os colegas que pode ter tuberculose. 
Começaram todos a torcer o nariz. Afinal, todos estivemos em contacto com ela nos últimos tempos. Nós e mais umas centenas de pessoas que a rapariga tem uma vida social muito activa!
Parece que na primeira consulta fez uma radiografia. Dava para ver que havia infecção. O médico diz que há grandes probabilidades de ser tuberculose, receita-lhe um xarope normal para a tosse (?), manda fazer recolha de expectoração para análise, marcaram-lhe consulta com outro médico, para nove dias mais tarde... e vai para casa, sem baixa. Mandam as amostras para Lisboa. Quinze dias para ter uma resposta. 
Tomamos diversos cuidados no local de trabalho. 
Vai à tal consulta, não a atendem porque como o computador não funcionava, não dava para ver o Raio-X. Regressa novamente ao trabalho. Cinco dias depois vai novamente a outra consulta. É atendida. Não havia computador,  o médico lá resolve mandar fazer o teste tuberculínico.
Como não havia enfermeira e não estava dentro do horário, o teste só foi feito três dias depois. Deu positivo mas não era conclusivo.
Dias depois, nova consulta. Do resultado das análises nem sinal. 
O médico lá lhe prescreveu uma bateria de medicamentos, estes sim para a tuberculose. Mesmo não havendo certezas, disse ele que era o que deveria ter sido feito logo no inicio. Ah, pois! Devia mas não foi feito!
Ontem, continuava a não se saber o resultado das análises feitas há mais de vinte dias. 
Hoje, ela começou a bombardear o centro de saúde com telefonemas. A maior parte ninguém os atendia. Dizem que a central está avariada.  Até que finalmente lá atenderam e em vez de a despacharem com uma desculpa parva, lá disseram que sim, já tinham os resultados. 
Negativo. 
Suspiramos todos de alívio. 
Confirmam que há infecção mas não sabem o que é. Parece que a amostra vai manter-se no laboratório pois pode vir ainda a acusar alguma coisa nos próximos dias. Tuberculose dizem que não é de certeza!  Ela está pelos cabelos.
Amanhã vai novamente a outra consulta. Isto é, se houver computador...
E por aqui fico... sem mais comentários... não vale a pena.